Código de Ética

Os seguintes princípios e diretrizes têm o intuito de proporcionar aos artistas e professores um panorama comum de entendimento no que diz respeito àconduta de trabalho em campo, bem como trata-se do próprio código de ética do Palhaços Sem Fronteiras:

·       As performances e apresentações são as principais atividade de Palhaços Sem Fronteiras. No entanto, outras atividades artísticas podem ser realizadas conjuntamente.

·       Os principais beneficiários do Palhaços Sem Fronteiras serão as crianças que vivem em situações de crise e suas respectivas comunidades.

·       Todas as atividades do Palhaços Sem Fronteiras deverão sempre ser gratuitas para a audiência e os demais participantes.

·       Durante a realização dos espetáculos e performances, os artistas jamais devem discriminar os membros do público com base em padrõesétnicos, de gênero, de idade, de religião, de cultura, de situação social ou de qualquer outra categoria.

·       Os artistas participantes do Palhaços Sem Fronteiras serão voluntários e poderão ser pagos quando se apresentarem em seu próprio país. Nos demais países onde não serão remunerados pelo trabalho, a unidade do Palhaços Sem Fronteiras responsável pela expedição poderá fornecer ao artista uma bolsa.

·       Os artistas participantes não deverão em nenhuma hipótese usar as atividades humanitárias de Palhaços Sem Fronteiras para promover suas carreiras profissionais.

·       Os artistas participantes não deverão jamais usar as atividades do Palhaços Sem Fronteiras para impor pontos de vista pessoais ao público. Os artistas não tentarão educar a população e deverão abastecer-se de proselitismo de qualquer tipo.

·       Os artistas participantes deverão sempre levar atentar-se à sensibilidade do público, bem como a sua cultura e a delicada situação em que vivem, ao escolherem o conteúdo das suas performances e workshops.

·       Os artistas participantes do Palhaços Sem Fronteiras, ao participarem das expedições ou performances, experienciam situações deliciadas em todo o mundo. Como o Palhaços Sem Fronteiras não é uma organização política, se os artistas desejarem dar testemunhos públicos de suas experiências, eles deverão sempre deixar explícito que a organização Palhaços Sem Fronteiras não expressa qualquer opinião política e esta opinião tratar-se-á, portanto, de uma posição pessoal do próprio artista baseada em sua experiência subjetiva.

·       Como representantes do Palhaços Sem Fronteiras em campo, durante as apresentações e em contato com o público, os artistas participantes serão palhaços e artistas, este é o nosso principal método de ação.

·       Os artistas integrantes do Palhaços Sem Fronteiras deverão sempre respeitar as leis, normas e costumes culturais locais nos países os quais visitam.

·      Com relação ao financiamento de suas ações, o Palhaços Sem Fronteiras deverão permanecer atentos aos valores éticos e ao respeito aos direitos humanos de seus patrocinadores e parceiros.

  Doe agora mesmo