México – proyecto con migrantes

Data: 15 Outubro a 02 Novembro 2018

Parceiros: Clowns Without Borders USA e o circo social mexicano Llaven Nü, Programa de Assuntos Migratórios da Universidad Iberoamericana: PRAMI; e Cracovia 32.

Equipe: Darina Robles (México), fundadora de Llaven Nü; Aline Moreno (Brasil), co-fundadora da Palhaços sem Fronteiras Brasil; Pao (México); e Derrick Gilday (EUA)

Locais atendidos:

Número de apresentações:

Público atingido: 

Breve histórico: Palhaços sem Fronteiras Brasil continua sua colaboração com Clowns Without Borders USA e o circo social mexicano Llaven Nü . Este projeto segue a rota da caravana de migrantes, indo do sul para o norte. No final da turnê, a CWB – USA participará de um fórum de direitos humanos na Cidade do México.  Este projeto tem como objetivo promover e celebrar a hospitalidade dentro das comunidades que hospedam migrantes transitórios e abrigos para imigrantes. Os palhaços vão se apresentar para aqueles que saem de países da América Central (incluindo Honduras, Nicarágua, Guatemala, etc.) e cruzam o México para buscar asilo nos Estados Unidos. Além disso, a CWB – USA e seus colaboradores visam construir solidariedade entre migrantes e comunidades anfitriãs. Contexto do Tour Desapropiação e violência na América Central e no México, combinadas com o legado de interferência econômica e militar dos Estados Unidos, criam um ambiente inóspito para migrantes e refugiados. À medida que as pessoas fogem de suas comunidades e empreendem a árdua caminhada para o norte, elas estão expostas à exploração, coerção e danos. Para muitos migrantes, refugiados e requerentes de asilo, os riscos valem uma chance de paz e segurança. Dentro de um clima global cada vez mais intolerante, xenófobo e ultra-nacionalista, a CWB e seus colaboradores usam o riso e a leviandade para encontrar um terreno comum dentro das comunidades migrantes e hospedeiras.

Modo de Financiamento: CWB EUA, doações de pessoas físicas.