Caravana México

Caravana México 2018

Data: 29 de maio a 16 de junho

Equipe: Aline Moreno, Darina Robles, Faeble Kievman, Gabi Winter e Rafael de Barros.

Parceiros: Clowns Without Borders USA, Palhaços Sem Fronteiras Brasil e LLAVEN NÜ.

Em setembro de 2017 um terremoto de magnitude 7.1 golpeou o estado mexicano de Puebla. Mais de 200 pessoas morreram, edifícios foram reduzidos a entulho nas regiões do estado de Puebla e Cidade do México. Este foi o terremoto mais forte que abateu o país desde 1985, e além deste, um terremoto menor, mas ainda mortal  havia assolado o sul do país apenas umas semanas antes.

Palhaços Sem Fronteiras Brasil e Clowns Without Borders Estados Unidos realizará esse projeto em parceria com LLAVEN NÜ.

A “Caravana México” apresentará espetáculos e oferecerá oficinas pelas regiões mais afetadas pelo terremoto  e também realizará  em algumas casas de acolhidas denominadas: “casas de migrantes”.

Como sempre, a nossa preocupação é primordialmente desenvolver performances e atividades apropriadas para crianças passando por momentos de crise.

Além dos Clowns Without Borders EUA, teremos como parceiros o projeto “LLaven Nü” (México). Os artistas que farão parte do projeto serão 3 brasileiros, um americano e uma mexicana e atenderão comunidades nos estados de Oaxaca, Morelos e na Cidade do México.

Será realizado 12 espetáculos e 4 oficinas durante o projeto.

Uma das apresentações será para mulheres do CAFEMIN – Casa de Acolhida, Formação e Empoderamento da Mulher Migrante e Refugiada localizada na Cidade do México.

Palhaços sem Fronteiras quase sempre incluem um cortejo e intervenção antes e/ou depois dos espetáculos para gerar interesse na comunidade e permitir a interação com os palhaços, deste modo conseguimos escutar as histórias das pessoas, compartilhar brincadeiras e interagir de maneira mais próxima com cada criança e com cada adulto.

LLaven Nü conheça o nosso parceiro local:

LLAVEN NÜ Festival nómade de payaso intercultural

“Llaven nü” significa “rindo juntos”, em uma variante do idioma indígena mazateco. Llaven nü Festival nómada de payaso intercultural, tem como objetivo realizar intercâmbios das artes cênicas do palhaço com projetos artísticos e sociais em diversas regiões do mundo através de espetáculos, workshops, intervenções e conversas que inspirem o rir juntos.

De caráter nômade, Llaven nü vai pela estrada levando o riso como patrimônio e direito humano. Llaven nü convoca, promove e realiza encontros internacionais e interculturais; gerando assim comunidades artísticas, profissionalização cênica, cultura de paz, aproximação de populações em situação vulnerável até manifestações culturais e difusão da arte do palhaço como agente de transformação emocional, cultural e social.

https://www.facebook.com/Llaven-N%C3%9C-Festival-N%C3%B3mada-de-Payaso-Intercultural-190215774674311/