loader
  • Publicado em 6 de dezembro de 2023
  • por: admin
  • Comentários: 0

Curso cultura de paz- por entre as linhas do conflito

Formação on-line para a rede de colaboradores dos PSFB que abordou, de forma teórica e prática, princípios da cultura de paz, círculos de diálogo e não-violência. Construído como um caminho para o desenvolvimento de lógicas de paz, bem como o tratamento e transcendência de conflitos, o curso foi resultado de mais de uma década de pesquisas acadêmicas integradas às práticas artísticas, lúdicas e de diálogos realizadas no âmbito do Projeto Universidade em Ação (PUA), um projeto

de extensão vinculado à Universidade Estadual da Paraíba, desenvolvido em regiões periféricas de João Pessoa – PB que são marcadas pela violência, visando sua redução. O projeto é coordenado pelo professor Paulo Kuhlmann, mais conhecido como palhaço Mancada O bom. Foram realizadas 02 turmas durante o ano de

2022, ambas destinadas a artistas que integram os PSFB. O curso foi estruturado em oito sessões semanais de trocas síncronas e interativas via videoconferência, de 3 horas cada, nas quais foram trabalhados os seguintes temas: conflito, paz e violência; tratamento de conflitos; cultura de paz e não-violência; comunicação não violenta; ancestralidade, identidade, pertencimento e compaixão; conhecimento de si e dos outros; círculos de diálogos.

Cada temática ofereceu ferramentas práticas sobre como aplicar o conhecimento compartilhado, que foram exercitadas e debatidas com os participantes ao longo das sessões. Como resultado, os participantes se abriram às oportunidades de prevenir e lidar com conflitos pessoais na convivência diária, nos campos de atuação dos PSFB e em suas comunidades. O curso foi um convite a trocar as lentes violentas por aquelas de paz, estabelecer diálogos abertos e autênticos, desenvolver um potencial cosmovisão não-Pod eme pasaviolenta e cultivar estratégias criativas para a paz no âmbito integral da vida.

Os destaques da oficina para mim foram o olhar da transcendência da problemática e o exercício da comunicação não-violenta! A prática dessas metodologias é diária e um exercício de autoconhecimento.” – Paula Bandarra, aluna da 1ª turma de 2022.

Compartilhe na Sua Rede:

Comentários

Sem comentários

Deixe um comentário