loader
  • Publicado em 6 de dezembro de 2023
  • por: admin
  • Comentários: 0

PalhaçAs Sem Fronteira

PalhaçAs Sem Fronteiras foi um Projeto dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil que trabalhou a temática de enfrentamento à violência contra a mulher e LGBTQIA+fobia por meio da apresentação de 06 espetáculos, seguidos de rodas de conversa nas escolas públicas de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, além da realização de formações para profissionais das áreas de Saúde e Educação que atuam com mulheres que sofreram violência. Através do circo e palhaçaria, desenvolvemos um espetáculo cujo cerne foi o empoderamento e fortalecimento mútuo entre mulheres que se encontram para seguir e crescer juntas.

Complementarmente, ministramos 01 oficina da metodologia dos PSFB, Liderando através de Risos e Jogos, uma capacitação baseada em jogos e dinâmicas teatrais que trabalham de forma lúdica e divertida o acolhimento, a integração de grupos e o riso. Durante a pandemia, houve um aumento de 1,9% no número de casos de feminicídio (Associação Brasileira Dos Servidores Públicos, 2020), assim como aumento de 41% de vítimas fatais da transfobia (Associação Nacional de Travestis e Transexuais, 2021). Nesse projeto, tivemos como foco principal contribuir para abertura do debate sobre equidade de gênero e direitos humanos em escolas públicas, visando a formação de cidadãos conscientes de seus direitos, que prezam pelo respeito à diversidade.

“A escola se mobilizou inteira para nos receber. Quando chegamos, alguns alunos estavam no pátio colando um letreiro com o nome: Palhaços Sem Fronteiras. Achei muito bonito. Algumas pessoas da administração da escola demonstraram interesse na volta do grupo para outras ações, o que é muito positivo, pois mostra que a escola está envolvida com questões legítimas, quer incentivar a produção artística, apoia artistas locais e acredita em outro tipo de aprendizado que rompe as barreiras da formalidade.” – Sammya dos Santos, artista do projeto.

Compartilhe na Sua Rede:

Comentários

Sem comentários

Deixe um comentário